O projeto Setentrional da ferrovia Norte-Sul, que prevê a chegada de trilhos em Lucas do Rio Verde, será tema de debates entre prefeitos e entidades da região Norte, em reunião no próximo dia 12, na Câmara de Lucas do Rio Verde. O diretor de Logística da Vale, Ney Fontes, apresentará o projeto do trajeto entre Açailândia, no Maranhão, a Palmas, em Tocantins, bem como os prazos previstos para conclusão.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde, Edu Pascoski, destacou que o término desta etapa vai viabilizar a expansão até o Nortão. “Vamos debater as viabilidades econômicas para exportação por esta nova via”, destacou. Ainda, segundo ele, está prevista a presença de um representante do DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – para esclarecer o andamento do projeto.
A expectativa é que a licitação já seja feita no ano que vem e as obras durem até seis anos. Levantamentos aerofotogramétricos para definir o traçado da ferrovia já começaram a ser feitos.
Por meio do modal, a safra agrícola e madeira do Nortão e de outras regiões do Estado, serão transportadas até o porto de Itaqui, em São Luiz (Maranhão). Serão 900 km de extensão, reduzindo em cerca de mil kilômetros a rota para escoar a produção da região Médio Norte, hoje feita via rodovias, até portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), além de reduzir custos com fretes em, aproximadamente, 50%.