sexta-feira, 13/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Programa vai impulsionar competitividade da indústria no Mato Grosso

PUBLICIDADE

Um dos mais arrojados programas de desenvolvimento econômico será lançado nesta quinta-feira, pelo governo do Estado e a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, na sede da Casa da Indústria em Cuiabá. Trata-se do ‘Indústria em Ação 2007’, que visa fomentar a produtividade e competitividade da indústria do Estado, por meio da ação de diversos projetos que abrange os mais de 20 segmentos industriais de Mato Grosso. Além da parceria do governo do Estado e Fiemt, conta ainda com a participação de sindicatos patronais industriais, e Senai, Sesi e Instituto Euvaldo Lodi. “Este programa será, sem dúvida nenhuma, um marco positivo para a indústria e a economia do Estado de Mato Grosso”, revela o presidente da Fiemt, Mauro Mendes.

Hoje, o programa contempla 19 projetos, nas mais diversas áreas, que podem ser ampliados conforme a necessidade dos segmentos industriais. “Podemos também inserir novos projetos dentro do programa, desde que tenham como foco a melhoria do processo produtivo, qualidade da mão-de-obra e da gestão empresarial”. Entre os que já estão inclusos no programa estão contempladas as áreas de tecnologia de informação, metal mecânica, capacitação empresarial, eletromecânica, madeira e mobiliário, alimentação, cerâmica, couro, design, gestão industrial e desenvolvimento tecnológico de mercado.

Os investimentos para a realização das ações contempladas em cada projeto são provenientes da parceria entre governo do Estado, Sistema Fiemt, sindicatos e empresas industriais. Pelo governo, a contrapartida será de parte dos recursos destinados ao Programa de Desenvolvimento do Estado, em especial do Prodeic – Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso. “Entendemos que a melhor forma de fomentar o desenvolvimento de Mato Grosso é realizar parcerias com a sociedade civil organizada”, avalia o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.

“Além dos recursos financeiros, caberá ao Sistema Fiemt o oferecimento da competência técnica do capital humano, ou seja, professores e consultores, e também a infra-estrutura para a realização das ações”, informa o diretor regional do Senai–MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, uma das principais instituições articuladoras do programa. Um dos investimentos realizados pelo Senai é a aquisição de duas escolas móveis para a qualificação dos trabalhadores: uma de ‘mecânica de manutenção’ e outra de ‘eletricidade predial, industrial e comandos elétricos’. “Já a participação das empresas industriais nos projetos será por meio de assinatura de termo de adesão e pequena contrapartida financeira, de acordo com a especificidade de cada projeto”, explica Mendes.

O projeto de Capacitação Empresarial, por exemplo, será desenvolvido pelo IEL-MT e atenderá micro e pequenas empresas. A ação terá como objetivo o aumento do profissionalismo na gestão empresarial, melhoria da produtividade mercadológica, visão empreendedora pró-exportação, estímulo à competitividade, entre outros. “A finalidade é capacitar empresas emergentes e novos negócios, com até três anos de idade, onde se tem um contingente maior da demanda de capacitação e estímulo a sua inserção competitiva no mercado”, informa o Superintendente do IEL– MT, Jorge dos Santos.

Outro projeto que faz parte do programa é ‘Implantação do Núcleo de Tecnologias de Alimento de Mato Grosso‘, que será promovido pelo Senai. Trata-se da estruturação de um núcleo na unidade operacional do Senai/Cuiabá, com laboratórios específicos na área de Alimentos, devidamente equipados para ofertar cursos de qualificação profissional, em ambiente de ensino multiuso, sendo: Laboratório de Processamento de Carnes e Laticínios, Laboratório de Análises Físico-químicas, e Laboratório de Microbiologia, com o intuito de potencializar a capacidade de atendimento às demandas do mercado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE