Será apresentado nesta terça-feira, em Sorriso, para sindicatos, associações e autoridades políticas, o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). O projeto, lançado no mês de março, em Sinop, visa atender 252 indústrias madeireiras e moveleiras de 10 municípios do Nortão, entre eles Sorriso.
As atividades representaram cerca de 10% nas exportações do município, em 2005, movimentando cerca de U$$ 4.896.497 durante o ano. O projeto visa fortalecer o setor. Entre suas metas estão a elevação dos níveis de emprego e renda, promoção e capacitação para inovação e também a interação entre o setor.
As empresas serão assessoradas para atenderem padrões internacionais e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições do governo e do setor privado, e assim, ingressar ou se fortalecer no mercado exterior.
O PEIEX será desenvolvido com apoio de técnicos treinados pelo Serviço de Aprendizagem Nacional da Indústria (SENAI), por um período de 14 meses. Os profissionais apontarão resoluções de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos em cada negócio.
Cerca de R$ 800 mil foram liberados para a execução do projeto, que é realizado pelo Ministério de Desenvolvimento, Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e Senai.