A SICREDI Celeiro do Mato Grosso vem realizando em todos os municípios de atuação encontros de coletivização. O objetivo é reunir associados que participam do percurso 1 do Programa Crescer e permitir que sejam socializados e discutidos aprendizados decorrentes do estudo. A primeira coletivização foi realizada no município de Claudia há alguns dias, na Casa da Amizade. Nesta semana estão sendo promovidos encontros em Nova Ubiratã e Santa Carmem e, na próxima, em União do Sul. Segundo o assessor de Programas Sociais, Valter dos Reis, a estratégia da formação toma o cotidiano e o funcionamento do sistema como lugares educativos, formativos e informativos. “Ela possibilita que cada participante acompanhe e avalie seu próprio aprendizado”, disse ele.
“Nas rotas de aprendizagem, que são percursos que articulam os saberes de cada participante da formação, os objetos de conhecimento e as práticas dos agentes em direção às metas de aprendizagem foram realizadas no ambiente de cada associado participante, ou seja, na sua casa, escritório, empresa, local de trabalho entre outros”, explica o assessor.
O objetivo do SICREDI com o Programa Crescer é qualificar a participação dos associados na gestão e desenvolvimento da cooperativa e que estes tenham condições de caracterizar cooperativismo e sociedades cooperativas; diferenciar cooperativa de crédito e banco; conhecer as principais características do SICREDI e, além disso, os diferenciais competitivos das Cooperativas de Crédito que integram o Sistema.
A participação dos associados em Claudia foi considerada positiva, pelo assessor de Programas Sociais. “O encontro foi dinâmico e teve a participação de todos os presentes, através de dúvidas, perguntas e manifestações quanto as Rotas Associar-se e Planejar”, observou Valter dos Reis. Além dos associados, participam dos encontros conselheiros, gerentes e colaboradores.