Os produtos vendidos pela internet se mantiveram mais baratos em maio, representando um aumento de 0,7 p.p. em relação à queda anterior (2,0%). De acordo com dados divulgados pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração do Varejo), houve deflação de 2,7% em maio. Na comparação com maio de 2011, o índice e-Flation teve queda de 1,9 ponto percentual, já que naquele mês o percentual registrado foi de 0,8%.
O indicador atinge pela segunda vez no ano sua maior deflação se comparado com o percentual negativo de março, que também foi de 2,7%. Nos últimos 12 meses, o índice registrou deflação de 12% e, somente em 2012, já acumula -8,8%, sendo o sétimo mês seguido de margem negativa.
“O consumidor tem refletido bastante antes da realização de suas compras, principalmente por meio da internet. Com isso, a competitividade entre sites de e-commerce está muito acirrada, o que contribuiu para ocasionar deflação constante de preços”, afirma o presidente do conselho do Provar/Fia, Cláudio Felisoni.
Categorias
No quinto mês do ano, Medicamentos (1,27%), Eletroeletrônicos (0,60%), Eletrodomésticos (0,49%) e CDs e DVDs (0,45%) foram as categorias que mais contribuíram para o resultado do e-Flation em maio,
Por outro lado, no mesmo período, os índices que apresentaram inflação foram Perfumes e cosméticos (1,26%) e Brinquedos (0,26%).