Podem começar ainda este ano, as obras de asfaltamento da estrada Cruzeiro do Sul, que liga Sinop (postinho da MT-220) até o entroncamento dos municípios de Juara e Alta Floresta (MT 325). Segundo o presidente Dalton Martini, a meta é pavimentar 100 quilômetros, mas ainda depende da adesão dos donos de áreas no trecho.
A partir de agora, conforme ele, a associação deve conversar com os produtores e também com o Governo do Estado, a fim de firmar o convênio. “Nossa intenção é que a associação faça a base e sub-base, e o Estado fique com a capa”, adiantou, ao Só Notícias.
Pela proposta, os associados bancariam cerca de 50% da obra e os outros 50% ficariam a cargo do Estado. A estrada, estadualizada em novembro do ano passado, é a principal via de acesso ao assentamento rural Gleba Mercedes V, responsável pelo escoamento de 10% do rebanho bovino de Sinop, 30% de Itaúba e Nova Canaã do Norte, 50% de Tabaporã e 10% de Juara.
Em uma assembléia realizada na segunda-feira, os produtores também decidiram contribuir para obras de recuperação. Cada um destinará R$ 0,50 por hectare de área às margens da estrada. Os trabalhos são feitos por uma empreiteira e pagos pela associação.