PUBLICIDADE

Produção de mel cresce em Sinop, confirma assossiação

PUBLICIDADE

Os produtores de mel da Associação dos Apicultores do Norte de Mato Grosso (Apisnorte) aumentaram a produção esse ano e chegaram a 45 toneladas, a partir de aproximadamente 1,2 mil colméias. Desde a criação, em 2006, eram alcançados torno de 30 toneladas/ano. De acordo com o vice presidente Agostinho Camatti, a produção é mais intensa durante maio, junho e julho, período em que podem ser feitas entre 3 a 4 colheitas em um único mês. Em cada um desses meses foram cerca de 45 quilos/caixa.

Visando expansão dos negócios, Camatti diz que associação está avaliando propostas como fornecer mel na merenda escolar, previsto pelo governo. “Estamos buscando novos mercados, alternativas que auxiliem os produtores”, disse. Atualmente, a associação está vendendo em Sinop e região.

Segundo o apicultor, esse ano ainda não foi cogitada exportação. Porém, ano passado, um lote de 28 toneladas de mel foi para a Europa, por meio de uma empresa de Santa Catarina. “Isso é sinal da qualidade do produto”, acrescentou

Ainda visando a expansão do comércio e divulgação do mel, entre os dias 12 e 14 os apicultores estarão expondo mel e derivados em uma feira, no ginásio Olímpico durante as comemorações do aniversário de Sinop. Mel fracionado, mel de jataí, mel em sache, mel com castanhas, mel composto, bolos e bolachas derivadas do mel e extrato de própolis devem ser alguns dos itens que poderão sem encontrados na feira.

Atualmente, a Apisnorte conta com 30 associados entre as cidades de Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Feliz Natal, Santa Carmem, entre outras da região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE