A produção associada ao turismo foi tema de um encontro que reuniu hoje, em Cáceres, gestores públicos, produtores e turismólogos para discutir a formatação de produtos e o fortalecimento das atividades da agricultura familiar como componente turístico.
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) de Cáceres iniciou a organização da produção associada ao turismo junto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Unemat e o Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal. O projeto integra sete municípios da região Oeste – Cáceres, Mirassol d"Oeste, Rio Branco, Reserva do Cabaçal, Lambari d"Oeste e Salto do Céu e iniciou as atividades em 2008, com a proposta de trabalhar com propriedades o turismo na agricultura familiar, diversificando a economia e fortalecendo a capacidade de cooperativismo.
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, reforçou na abertura do encontro a necessidade de organização dos produtores com apoio dos municípios envolvidos para que os produtos sejam ofertados com qualidade. Para isso, a Sedtur está organizando nos municípios que integram a Rota das Águas a formatação de roteiros turísticos envolvendo a produção associada ao turismo e o ecoturismo.
"A formatação dos produtos é um dos principais passos para que os municípios possam se organizar, se fortalecer e oferecer a diversidade de atrativos que cada um possui. A Sedtur iniciou esse trabalho de campo em setembro de 2009 realizando pesquisas para levantar a potencialidade de cada município e agora caminhamos para a fase de sensibilização e depois a formatação e organização dos roteiros", explicou a secretária.
Além da formatação de roteiros nos municípios que integram a Rota das Águas, em Curvelândia está sendo realizado o diagnóstico turístico, com levantamento de todas as cavernas e cachoeiras existentes, o que possibilita o planejamento de ações turísticas.