PUBLICIDADE

Procon Sinop orienta consumidores sobre compras de Natal e alerta sobre endividamento

PUBLICIDADE
Só Notícias/Rosani Trindade (foto: assessoria)

O órgão de defesa do consumidor está orientando os consumidores para compras conscientes e evitar endividamentos, neste período que se aproxima do Natal, data com maior volume de vendas para uma parcela considerável do comércio. Uma das orientações é fazer planejamento, verificando a quantia financeira que dispõe. O diretor do Procon de Sinop, Vilson Barozzi, disse ao Só Notícias que, “fazer a contabilidade familiar antes de sair comprando é muito importante. Anotar as contas básicas e fazer um planejamento de quanto poderá gastar. Hoje quase 70% das famílias estão endividadas e a economia desta forma se torna inviável, por isso as pessoas precisam saber administrar o crédito, o quanto realmente podem gastar para não prejudicar o orçamento familiar”,

Outra recomendação importante é administrar os recebimentos. “A prioridade deve ser quitar dívidas antigas com o dinheiro extra do 13º salário ou das férias, antes de pensarmos em fazer novas dívidas. Antes de comprar qualquer ciosa, verifique se a família realmente precisa daquele produto”, explica o diretor do Procon.

Barozzi orienta também que as pessoas que vão optar por fazer compras na internet precisam redobrar a atenção. “É muito importante tomar cuidado com o mundo virtual, que não é tão simples quanto parece, um clique, um aceitar a abertura de um site pode complicar a vida do cidadão. Sempre verifique a idoneidade da loja, antes de efetuar o pagamento, verificar se de fato aquele CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) corresponde a fatura que você está efetuando o pagamento, e o endereço físico e canais de troca e atendimento devem estar visíveis no site. O consumidor também deve verificar se há cobrança de frete, a existência de outras taxas e o prazo de entrega”.

Comprar com antecedência e pesquisar os preços, também pode ser uma forma de economizar, pois os valores podem variar bastante de loja para loja. “Aproveite seu tempo de folga para as compras, não compre por impulso, pois pode se arrepender. Algumas pessoas deixam até para comprar em janeiro, quando as lojas fazem bastante promoção, com preços bem melhores. Também é bom lembrar de exigir a nota fiscal, que é essencial para ter direitos de troca”, disse.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE