Com a proximidade da comemoração da Páscoa, dia 24, o consumidor começa a ficar de olho na compra dos ovos de chocolate e dos pescados. A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) do Estado orienta a todos a verificar se as informações prestadas pelos fornecedores estão corretas e adequadas ao Código de Defesa do Consumidor e legislação correlata.
É importante que os pais fiquem atentos às informações das embalagens e ao conteúdo dos ovos, especialmente aqueles que contêm brinquedos. Quando houver brinquedos no interior do produto, o consumidor deve verificar se a embalagem traz o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e se o brinquedo é apropriado para a idade da criança.
Para um melhor custo e benefício, e consequentemente uma economia, o ideal é evitar levar as crianças. Isso, porque muitos produtos chamam a atenção pelas suas características como a cor e brindes, fazendo com que queiram levá-los. O Procon recomenda ainda uma leitura cuidadosa do rótulo dos produtos, atentando-se para o peso, data de validade, composição e restrições de consumo, principalmente nos ovos de chocolates que contêm recheios de frutas, que tendem a estragar com mais facilidade.
Para quem não abre mão de degustar um bom peixe, o Procon orienta a verificação do armazenamento do produto e as condições sanitárias do local e do vendedor. Os produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a -18ºC e resfriados, abaixo de 0ºC. Os peixes já fatiados e industrializados só devem ser adquiridos se estiverem carimbados pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal). O pescado deve apresentar carne firme, olhos salientes e brilhantes, e escamas que não soltem facilmente.