PUBLICIDADE

Procon orienta consumidores a exigirem prazo de entrega dos produtos na nota fiscal

PUBLICIDADE

Reclamações por demora na montagem e entrega de produtos são cada vez mais freqüentes junto a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT). Foram registradas 282 queixas apenas este ano. Aparelhos de telefone (35), microcomputadores (23), móveis para cozinha (20), quarto (28) e sala (10), bem como diversos eletrodomésticos e eletrônicos, estão entre os mais reclamados. Os consumidores ainda reclamam de produtos entregues com dano ou defeito (438), com características diferentes das que foram pedidas (95) ou incompletos (21).

Para evitar a demora na montagem ou entrega de produtos, o Procon orienta o consumidor a exigir, por escrito na nota fiscal, a data prevista para que o serviço seja cumprido. A informação clara e precisa (art. 6º) e a determinação de prazos para cumprimento dos serviços (art. 39) são consideradas, pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), obrigações do fornecedor.

Ao exigir este comprometimento por escrito, o consumidor garante o cumprimento dos seus direitos e ainda estabelece limite de tempo para que a oferta seja garantida. Caso o fornecedor, ainda assim, não cumpra o prazo de entrega ou montagem que garantiu em contrato, ele poderá responder por descumprimento de oferta (art.20) e por vício na qualidade da prestação do serviço (art. 30, CDC).

“Além de conhecer seus direitos, o consumidor precisa exigir o cumprimento deles. O fornecedor deve estabelecer prazos de entrega dos produtos ao seu cliente e isto deve ser acordado no ato da compra”, lembrou o superintendente do Procon, Angelo Boreggio. “Na ausência dos produtos em estoque, o consumidor também deve ser informado, para que então decida se espera pela chegada do produto ou se vai a outro estabelecimento procurá-lo”, concluiu.

Se você já efetuou uma compra sem que o fornecedor estabelecesse data para a entrega do produto, aguarde sete dias úteis. Não sendo efetuada a entrega, traga a nota fiscal e seus documentos pessoais e registre uma reclamação junto ao Procon Estadual ou ao posto de atendimento ao consumidor mais próximo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE