A terceira edição da Black Friday no Brasil acontece, na sexta-feira (29). Durante 24 horas (entre 0h e 23h59), os consumidores poderão adquirir produtos de cerca de 120 empresas, com até 70% de desconto, via comércio eletrônico (internet).
A superintendente do Procon-MT, Gisela Viana, disse que no ano passado houve denúncias de "maquiagem" de preços. "Os consumidores devem ficar atentos. No ano passado, algumas empresas aumentaram o valor dos produtos dias antes do evento para reduzir no Black Friday", explica Gisela Viana.
"Quem compra pela internet deve redobrar a atenção. É importante verificar os preços cobrados antes do dia do evento para ver se de fato o preço ofertado é vantajoso para o consumidor", alerta a superintendente do Procon Estadual, lembrando que dados como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e eletrônico, canais de troca e atendimento devem estar visíveis no site.
O consumidor também deve verificar os procedimentos para reclamações, devolução de produtos e prazos de entrega. Além disso, o contrato deve ser disponibilizado antes da compra e o consumidor deve imprimir ou salvar em seu computador a página do site com os dados.
É importante lembrar que o consumidor tem o direito de desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado por escrito, no próprio site em que foi adquirido o produto. "O fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor", destaca a superintendente do Procon-MT.