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Procon de Sorriso registrou mais de 400 reclamações no primeiro semestre

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O Procon (órgão de defesa do consumidor) de Sorriso registrou 2. 931 atendimentos de janeiro a julho deste ano, sendo que 423 reclamações foram formalizadas. Os consumidores estão cada vez mais buscando seus direitos e pedindo ressarcimento dos produtos com defeitos ou serviços mal efetuados.
Das reclamações feitas pelos sorrisenses, 254 foram encerradas com acordo entre as duas partes. Em 28 dos casos, não houve conciliação e 141 ainda estão pendentes, devendo ser feitas novas audiências para tentar resolver os impasses entre consumidores e empresários. A maioria das reclamações foi contra a concessionária de água de Sorriso.

A população de Sorriso tem se mostrado cada vez mais consciente sobre os direitos previstos no Código de Defesa ao Consumidor. O Procon é um órgão criado pelo governo para orientar e informar o consumidor sobre os seus direitos. Ele se resume, praticamente, a três grandes ações: orientar, defender e exercer o seu poder de polícia. A orientação consiste em informá-lo sobre os seus direitos baseado no Código de Defesa do Consumidor.

A segunda ação é a defesa do consumidor, uma vez que ele é a parte mais vulnerável nas relações de consumo. Por isso, precisa de uma proteção para manter o equilíbrio dessas relações. Em terceiro e último lugar, vem o exercício de punir as empresas, por meio de ações públicas, aplicação de multas, interdição e inscrição na dívida pública do Estado, em caso de descumprimento da penalidades previstas no código.

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