A assessora da Superintendência do Procon em Mato Grosso, Cristiane Vaz dos Santos, se reúne hoje com a prefeita Maria Izaura Dias Alfonso, o coordenador municipal Valdeci do Nascimento e os conselheiros de defesa do consumidor, para tratar sobre o processo de informatização do banco de dados da unidade, com a instalação do Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.
Os processos de instalação consistem em mapeamento, capacitação, treinamento e produção/ integração. “Nesta primeira visita será feita uma análise minuciosa da estabilidade de comunicação da rede do Procon. Aí sim, após o mapeamento, será instalada a parte técnica, os funcionários serão treinados a utilizar os modelos de processo e Cartas de Investigação Preliminar (CIP) e as demais funções do sistema. A quarta e última fase é o atendimento informatizado propriamente dito”, explicou o técnico Abelar Morais.
O Sindec possibilita o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.
“Com o Sindec, o Procon de Alta Floresta passa a fazer parte das estatísticas nacionais de informações de defesa do consumidor, o que facilita, não só o trabalho dos atendentes, como também possibilita a consulta dos cidadãos do município quanto à procedência dos fornecedores na Internet”, lembrou o coordenador Valdeci do Nascimento.
Além da sede estadual, o Procon de Mato Grosso possui 18 sedes municipais e apenas duas delas, de Rondonópolis e de Campo Novo dos Parecis, possuem todo seu banco de dados informatizado pelo Sindec.