O recapeamento da pista do aeroporto João Figueiredo deve começar no mês que vem. O resultado da licitação deve ser divulgado amanhã. As empresas terão cinco dias úteis para recorrerem. Caso não haja recursos, será dada ordem de serviço para início dos trabalhos.
A recuperação da pista, que tem 1.620 metros e capacidade para pousos e decolagens de aeronaves de pequeno e médio porte, foi determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para garantir a segurança no pouso e decolagem dos aviões e também para que possa receber aeronaves com peso superior a 14 toneladas.
A empresa BRA espera a conclusão para operar no município com boeings 737, que já fazem uma linha entre Cuiabá e Alta Floresta, reduzindo o preço das passagens. Também aguarda a execução das obras de iluminação e balizamento, que devem encerrar até final do ano, para incluir Sinop em sua rota com vôos noturnos. Atualmente, somente Alta Floresta oferece vôos à noite em todo o Nortão. A conquista saiu em junho, após homologação da ANAC.
Desde 2005, a prefeitura pleiteia a iluminação da pista. Os recursos foram garantidos no ano passado e liberados este ano. Recentemente, foi inaugurado o terminal aeroportuário com modernas instalações para atendimentos às empresas e passageiros.