Os problemas com telefonia celular ficaram no topo dos assuntos mais reclamados pelos consumidores no Órgão de Defesa do Consumidor de Lucas do Rio Verde. Só Notícias constatou, no sistema da secretaria Nacional do Consumidor, que 541 pessoas procuraram atendimento para cobrar solução com cobrança indevida, reajuste de contrato, rescisão, vício de qualidade entre outros.
Na sequência, aparecem assuntos financeiros com 355 atendimentos (9,46%), banco comercial com 388 (9,01%), agências e operadoras de viagens 246 (6,55%), cartão de crédito 232 (6,18%), energia elétrica 196 (5,22%), cartão de loja 160 (4,26%), empresa de cobrança 115 (3,06%), telefonia fixa 101 (2,69%) entre outros.
Houve queda de 24,7% nos atendimentos. No ano passado, foram 3.782 pedidos de providências feitos por moradores. Já em 2020, foram 5.024 pessoas que procuraram o Procon para abrir ocorrências, divididas entre consultas, reclamações por ofício, aberturas de reclamações diretas contra as empresas, cartas de informações preliminares e orientações.
Conforme o detalhamento por área que os assuntos financeiros lideram as reclamações com 42,71%, telecomunicações (20,46%), serviços privados (14,31%), produtos (11,67%), serviços essenciais (8,13%), saúde (2%), habitação (0,67%) e alimentos (0,05%%).
As mulheres entre 31 e 40 anos são as que mais buscaram solucionar problemas.