A pedra fundamental da primeira indústria de etanol de milho e sorgo do Brasil, a “F&S Agrisolutions”, será lançada no próximo dia 29, em Lucas do Rio Verde. O projeto visa valorizar a cadeia do sorgo e milho através da agregação de valores, proporcionando alternativas tecnológicas a demanda local. Para aproveitar a larga escala de produção de milho e sorgo da região, foi instituída a F&S Agrisolutions que é uma joint venture entre a empresa Fiagril e o grupo americano Summit. A indústria terá tecnologia de ponta sendo uma das mais avançadas no mundo para a produção de três produtos: o etanol anidro e o hidratado que serão utilizados no abastecimento de automóveis, o DDG, que é o farelo para ração animal e também o CO².
A capacidade prevista de produção da indústria é de 500 mil toneladas/ano na primeira fase, chegando em um milhão de toneladas na segunda. É importante frisar que uma tonelada de sorgo/milho processados resultam na produção de 400 litros de etanol, 380 quilos de DDGs (farelo/nutriente animal) e 20 quilos de óleo bruto.
As obras tiveram início no começo deste ano e serão finalizadas em setembro do ano que vem. A industrialização destas duas culturas vai agregar novas oportunidades para a Fiagril, para os produtores, bem como para todo o Mato Grosso.
O grupo não informou quanto será investido no empreendimento.