PUBLICIDADE

Presidente do IBGE explica em Sinop redução no número de pessoas por residência

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já recenseou, até hoje, 68% da população que era estimada em 2009 para Sinop. Esse percentual representa 79.595 mil habitantes e 23.817 domicílios onde os dados foram coletados. Os números foram anunciados, agora há pouco, pelo presidente nacional do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, em Sinop, após reunião com o prefeito Juarez Costa. Ele disse, ao Só Notícias, que durante a coleta, o que mais chamou atenção foi a diminuição na quantidade de moradores por residência recenseada na cidade e também a nível nacional. Atualmente, é inferior a 3,4 pessoas. Em 2000, no último censo, esse número chegava a 3,8 por família

“Isso significa que em 10 casas visitadas em 2000 eram encontrados 38 moradores, já em 2010, estão sendo 34, ou seja, tem 4 moradores a menos, porém, isso não significa que a quantidade de habitantes diminuiu, mas sim que a quantidade de casas cresceu, mas em cada casa mora menos gente do que morava há 10 anos atrás”, disse o presidente.

Questionado por Só Notícias sobre reclamações de alguns prefeitos de cidades do Nortão sobre "divergências" do número de habitantes apontado no último censo, em relação ao cadastro feito em programas de saúde, Eduardo apontou também que o número de habitantes recenseados pelo IBGE pode não bater com a quantidade, por exemplo, uma Secretaria de Saúde, tem cadastrada. Segundo Nunes, isso acontece porque o instituto conta a população que reside no município, já a secretaria cadastra as pessoas que fazem o tratamento, mesmo que estejam na cidade apenas para isso. “Os técnicos do programa de saúde da família catalogam todos as residências e registram os moradores e também um parente que esteja em seu município apenas para um tratamento de saúde, mesmo sendo que depois que termine ele retorne para a cidade de origem. Porém nesse caso, do ponto de vista do IBGE, ele não pode ser contado como morador desse município, apenas do seu de origem”, disse.

De acordo com o presidente, para evitar as falhas no recenseamento, o instituto disponibiliza para a população em seu site os dados dos trabalhos, para que sejam acompanhados e para que se houver qualquer falha até o dia 31 de outubro a população se manifeste para que os recenseadores possam corrigi-los.

O presidente também visitou Lucas do Rio Verde e estará, nesta quinta-feira, com os prefeitos de Sorriso, Chicão Bedin, e de Nova Mutum, Lirio Lautenschlager.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE