O crescente número de desempregos e o aumento na inadimplência no comércio está preocupando os empresários em Sinop. Tentando buscar saídas e levar a discussão a toda sociedade, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, Afonso Celso Teschima Junior, participará da sessão da Câmara Municipal, hoje à noite, onde apresentará dados sobre a atual situação do setor.
Afonso antecipou ao Só Notícias que os números apresentados nos últimos meses no comércio são preocupantes. Só no mês de setembro o número de inadimplência aumentou 88% em relação ao ano passado. No mês de julho os registros foram maiores ainda, com um aumento de 93%.
“Vamos tentar buscar alguma solução, tentar viabilizar uma saída para que as atividades econômicas não fiquem só na madeira, no agronegócio. Pois os momentos de crise, como esse, afetam toda a economia da cidade. Já estamos sentido os impactos desde o início do ano, mas agora os dados são alarmantes”, ressaltou.
Outros números que preocupam é o crescente número de demissões geradas no setor. No mês de setembro, o aumento foi de 29%. Afonso relatou que as contratações temporárias para as festividades de final de ano não devem ser muitas. “Se for da maneira que seguiu o ano, pode haver um aumento no número de contratados, mas não terá reflexos como nos outros anos”, conclui.