Um cadastramento para apurar o atual cenário da agricultura sinopense está sendo realizado pela Prefeitura de Sinop. Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura está percorrendo todas as propriedades rurais do município. O trabalho vem sendo desenvolvido há alguns dias. Entre os dados que estão sendo levantando estão tamanho da área aberta, atividade executada, culturas produzidas, entre outros. Segundo o secretário Alexandre Picin, o cadastramento vai auxiliar nos trabalhos que serão desenvolvidos pela secretaria, visando fortalecer a atividade agrícola no município. “Os dados que temos do IBGE ou da Conab são muito antigos”, acrescentou.
O mini-censo deve ser concluído em até dois meses e ser utilizado a partir do ano que vem pela secretaria. Picin destaca que, por meio do cadastramento, também será possível confirmar o número de propriedades rurais existentes em Sinop.
No ano que vem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também vai realizar, a partir do mês de abril, o censo populacional e agropecuário. O último levantamento desse tipo foi realizado há uma década, em 1996. O trabalho de campo terá duração de aproximadamente quatro meses, mas poderá ser prorrogado de acordo com a necessidade.
O censo vai levantar o atual cenário agropecuário em todo o país.