PUBLICIDADE

Prefeito diz que força política pode mudar traçado de ferrovia para Sorriso

PUBLICIDADE

O prefeito sorrisense, Chicão Bedin (PMDB), acredita que a força política local pode mudar o traçado original da Ferrovia Centro-Oeste, previsto para Lucas do Rio Verde e ser construído próximo ao distrito de Primavera, no município de Sorriso. “Estamos buscando o apoio político local, estadual – dois parlamentares representam Sorriso na Assembleia, Mauro Savi e Zé Domingos (DEM)- e até federal para que isso seja mantido. Pensamos no desenvolvimento do nosso município e a vinda do terminal para cá, iria aglomerar empresas para ajudar na logística, além da instalação de indústrias de transformação, então seria um benefício muito grande”, disse.

O prefeito prefere ser mais moderado do que os vereadores, na questão de levantar a bandeira para que o terminal da Ferrovia Centro-Oeste seja construída no município. Chicão Bedim, disse ao Só Notícias que também visa um desenvovimento regional, respeitando a mobilização de Lucas do Rio Verde que fez o lançamento do projeto no Estado e assegurou no projeto atual, a construção do terminal de embarque no município. “O estudo da Valec definiu por Lucas do Rio Verde. Eles tem todo o direito de viabilizar isso, como nós também. Eu entendo que a região precisa de alternativas para crescimento, e a logística da ferrrovia dará um grande impulso”, completou.

Conforme Só Notícias já informou, a Câmara de vereadores de Sorriso organizou, no inicio do mês, uma reunião com lideranças políticas e dirigentes de entidades como Sorriso Contagia, ACES, CDL, Aprosoja e Sindicato Rural, para discutir uma forma de viabilizar a vinda de um terminal da Ferrovia da Integração Centro-Oeste. A intenção do grupo é mobilizar a sociedade civil organizada para lutar pela vinda de um terminal, já que, durante a audiência, o presidente do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura), Luiz Pagot, deixou claro que o traçado por Lucas do Rio Verde não está totalmente definido, podendo ser mantido o projeto original, elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apontando com um dos fatores, a localização geográfica e o ponto de vista econômico, por ser o maior produtor de grãos do mundo.

Na sexta-feira (16), a terceira audiência pública sobre a Ferrovia Cento-Oeste foi realizada em Água Boa, região Araguaia. A previsão do governo é concluir a obra em 2014, com investimentos de R$ 6 bilhões garantidos no PAC 2. O projeto aponta saíde dos trilhos de Uruaçu (Goiás), passando por 52 municípios matogrossenses, e chegando a Vilhena (RO). Seriam 1.602 km de trilhos, com um terminal de embarque em Mato Grosso.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Juara contratam 55 novos profissionais

Empresas e indústrias de Juara ofertam 55 vagas de...

Moradores de Cáceres e Acorizal ganham R$ 100 mil no Nota MT

Moradores de Acorizal e de Cáceres ganharam, hoje, de...

Sinop tem mais de 250 alvarás para novas obras liberados; total no ano em queda

O relatório da secretaria de Planejamento Urbano e Habitação...
PUBLICIDADE