O prefeito de Lucas e representante do consórcio do Alto Teles Pires, Marino José Franz, reuniu-se, em Brasília, com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, mostrou as potencialidades da região e sugeriu a construção de um aeroporto com terminal de cargas nos padrões internacionais, capaz de abrigar aeronaves de qualquer tamanho para exportar carnes suína, bovina, frango, peixes e leite em pó para diversos países. O aeroporto, conforme o prefeito, seria nos mesmos moldes dos já existentes em Petrolina (PE) e Campinas (SP). A companhia de alimentos instalada em Lucas já está destinando parte de sua produção para o mercado externo e uma das dificuldades é logística. Os primeiros carregamentos seguiram de caminhão até Alto Taquari e, de lá, de trem até portos para serem exportados. O transporte aéreo é uma das soluções eficientes.
Marino disse que o presidente da Infraero gostou da ideia e, já na semana que vem, estará enviando a região, um técnico com o objetivo de fazer um levantamento e saber da viabilidade da instalação do projeto. O prefeito disse ainda que o consorcio Alto Teles Pires indicará uma área com mais de 500 hectares, em Primavera, distrito de Sorriso, para aeroporto. Se o projeto sair do papel, avalia Marino, será um salto de desenvolvimento para toda a região Norte.
O prefeito também manteve audiência com o general Cumadsu, comandante geral do Departamento de Engenharia do Exército, para definir a elaboração do projeto da travessia urbana de Lucas do Rio Verde, que inclui mais uma ponte sobre o Rio Verde, dois viadutos e a duplicação de 8 quilômetros da rodovia, no perímetro urbano, no trecho que compreende o setor industrial. O prefeito obteve também a garantia que o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) irá se instalar em Lucas para, a partir destas obras, realizar outras em parceria com o Estado. As obras devem iniciar ano que vem. O projeto poderá ficar pronto ainda este ano. Os investimentos seriam de aproximadamente R$ 70 milhões.