Pelo quarto mês consecutivo, o e-Flation registra índice negativo, atingindo 1,99%em julho. O indicador, desenvolvido pelo Provar – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni & Associados, monitora as variações dos preços de produtos vendidos online, acompanhando as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo.
No período, a categoria “Linha Branca” lidera a lista da cesta de produtos com maior queda nos preços, representando 3,86%. Na seqüência aparecem os grupos “Cine e Fotos, 3,81%; “Eletroeletrônicos”, 2,88%; “Brinquedos”, 1,96%; “Eletroportáteis”, 1,74%; “Informática”, 0,26%; e “Telefonia e Celulares”, 0,16%.
Mesmo com a queda em 70% das linhas avaliadas, o e-Flation registrou inflação dos valores praticados nas categorias “CDs e DVDs”, 3,41%; “Livros”, 1,78%; e “Perfumes e Cosméticos”, 1,69%.
“As variações de preços apuradas no e-Flation de julho refletem o fim do período de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e Dia das Mães, que elevam as promoções e, conseqüentemente, impulsionam as vendas, ofertas e procura do comércio na internet”, avalia o coordenador geral do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo.
O e-Flation de julho, avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência, acompanha as mudanças realizadas a partir de abril de 2008: a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007, apuradas pela e-bit, 71,2% dos itens vendidos na internet e avaliados pelo indicador; a categoria “Produtos para Casa” foi substituída por “Eletroportáteis”; e a criação do grupo “Cine e fotos”.
Todas as demais sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de mercadorias mais vendidas nos sites preferidos pelos internautas.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de “campeões de vendas”. A verificação da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte e serve como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.