Os produtores rurais e os contribuintes de Mato Grosso têm até amanhã, para atualizar o cadastro junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e confirmar os dados cadastrais relativos ao comércio e indústria. Aqueles que deixarem de realizar o recadastramento ou a confirmação de dados terão as Inscrições Estaduais suspensas, ficando impedidos de emitir notas fiscais, além de perderem o direito à benefícios fiscais, deferimento e financiamento em órgãos financeiros.
O prazo para o recadastramento foi prorrogado pela quarta vez. O gerente de Cadastro da Sefaz, Josafá Rodrigues Jacob, disse ao 24 Horas News, que o mesmo não será mais prorrogado. “A partir do dia 1º de abril não vamos mais receber pedidos de recadastramento e confirmação de dados. Por isso não ninguém deve deixar para a última hora, pois vamos suspender as Inscrições Estaduais e os contribuintes vão perder os benefícios”, salientou.
Para facilitar o recadastramento e a confirmação de dados, a Sefaz descentralizou essa atividade, permitindo que os contribuintes façam na agência fazendária de seu domicílio fiscal. A agência efetua a conferência e a homologação da documentação. O trabalho busca regularizar os cadastros, trazendo mais clareza e confiabilidade às informações, já que todos os contribuintes terão seus dados atualizados.
Atualmente, a Gerência de Cadastro da Sefaz tem aproximadamente 114 mil produtores rurais ativos cadastrados no Estado, entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Quanto à confirmação dos dados cadastrais do comércio e da indústria, no total são 108 mil contribuintes.