O intercâmbio comercial entre Mato Grosso e Alemanha poderá ser reforçado através potencial agropecuário encontrado em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Uma comitiva com onze cooperativistas alemães esteve visitando os dois municípios, com o objetivo de conhecer e agregar valores aos produtos primários.
Atualmente, a Alemanha ocupa o sétimo lugar entre os países compradores dos produtos estaduais. De janeiro a outubro deste ano as compras alemãs somam US$ 114,56 milhões, o que representa 3,06% do total exportado até o momento. A visita foi liderada pelo presidente da Raiffeisen – Confederação das Cooperativas Alemãs – Manfred Nüssel.
O grupo veio ao Estado pela primeira vez. A Raiffeisen reúne 3,12 mil cooperativas e mais de 3 milhões de sócios. O grupo faturou em 2005, cerca de 37 bilhões de euros, ou seja, um total de US$ 49 bilhões. O presidente da Cooperativa Central de Crédito do Mato Grosso (SICREDI/MT), João Carlos Spenthof, recepcionou os alemães em Cuiabá. Após a chegada o grupo se dirigiu para o município de Nova Mutum, onde conheceu as propriedades rurais modelos e as indústrias de dois frigoríficos. Com o mesmo objetivo no dia seguinte a comitiva seguiu para Lucas do Rio Verde para conhecer as propriedades e empresas instaladas naquela localidade.
Spenthof explica que ainda não há declaradamente qualquer intenção de investir no Estado. “A visita é para que eles conheçam as potencialidades do Estado, principalmente no segmento rural e também querem saber sobre as possibilidades de agregação de valor aos produtos primários, por meio das agroindústrias”, disse.
Grande parte da Raiffeisen é composta por cooperativas de produção, como laticínios, gado e frigoríficas, frutas, legumes e floricultura, vinícolas e agrárias.