PUBLICIDADE

Postos terão que se adaptar com chegada de novo óleo diesel

PUBLICIDADE

Os fabricantes de ônibus e caminhões desenvolverão veículos adaptados para o óleo diesel S10, um novo tipo de combustível que reduz a emissão de poluentes. O S10 terá obrigatoriedade a partir de 2013. Os postos terão que se adaptar antecipadamente e, para isso, cada revendedor arcará com investimentos de cerca de R$ 100 mil (por posto), pois o novo produto deverá ser armazenado em tanques especiais e transportado em um tipo de caminhão próprio. A revenda terá que remanejar tanques e até mesmo instalar tanques adicionais.

O secretário-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis de Mato Grosso, Bruno Borges, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já realizou uma pesquisa com os donos de postos de diversos estados do País para saber quem está interessado em comercializar o produto. O resultado da pesquisa está em fase de finalização.

Para Borges, os donos de postos precisam se sentir motivados a realizar as adaptações. "Os revendedores dificilmente terão recursos para tal investimento. Trocar tanques para uma demanda ainda desconhecida custará caro, com certeza", avalia.

Os empresários ainda não sabem se o Governo Federal disponibilizará algum incentivo para aderir à proposta. "Além disso, é um combustível altamente corrosivo e, por isso, toda a mecânica dos veículos a diesel devem ser alteradas e, nos postos, as bombas têm que ser apropriadas", explica Borges.

O representante do Sindipetróleo ressalta também que, assim como os revendedores de combustíveis, os motoristas precisam tomar conhecimento sobre o novo produto para compreender melhor quais as mudanças a serem aplicadas a partir de 2012. Pela pouca demanda que deve haver no início, o litro do combustível deve chegar aos postos um pouco mais caro do que o do diesel comum. Também se estima aumento no preço dos veículos movidos pelo S10.

Mato Grosso possui quase mil postos. Estabelecimentos localizados em rodovia deverão ser os primeiros a aderirem à proposta, já que o atendimento é voltado principalmente para o abastecimento de caminhões.

Entenda a mudança
A fabricação de veículos que lancem menos poluentes no ar está previsto no Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), do Governo Federal e parceiros. Essa proposta abrange veículos rodoviários automotores de carga, de passageiros ou de uso misto, com capacidade para transportar massa total superior a 2,8 toneladas ou mais de 12 passageiros.

Óleos diesel com baixo teor de enxofre (S50 e S10) abastecerão a nova frota de caminhões e ônibus fabricados de 2012 em diante. O S50 será obrigatório a partir de janeiro de 2012. O óleo diesel S10 terá obrigatoriedade a partir de 2013.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE