quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Poder de compra das famílias deve aumentar 5,2%

PUBLICIDADE

As famílias terão um aumento de 5,2% em seu poder de compra em 2012, segundo um novo indicador criado pela Tendências Consultoria. Já as perspectivas quanto à massa de renda do trabalhador apontam para uma alta de 4,8%.

O índice da consultoria é feito em dois passos. Primeiro, consideram-se todos os rendimentos das famílias, como a renda proveniente do trabalho, da previdência e dos programas de transferência de renda. Do total, são descontados os pagamentos de impostos e contribuições.

Em um segundo momento, calcula-se toda a captação líquida de crédito, ou seja, todo o crédito que os consumidores possivelmente vão captar em 2012. Desse total, descontam-se os gastos desse serviço, como o pagamento de juros.

Partindo dos dois resultados, a consultoria elabora suas perspectivas quanto à trajetória do poder de compra das famílias. Nesses cálculos, consideram-se também elementos, como as perspectivas para o mercado de trabalho, previdência, mercado de crédito e programas de transferência de renda.

Crédito e mercado de trabalho
A analista da Tendências Consultoria, Mariana Oliveira, explica que o cenário para o mercado de crédito é bastante positivo, principalmente por conta da queda da Selic e dos sinais de que a taxa continuará caindo ao longo de 2012. “Isso melhora as condições de crédito para os consumidores”, diz Mariana.

O mercado de trabalho também ajuda a sustentar as perspectivas positivas em relação ao poder de compra das famílias. As baixas taxas de desemprego, combinadas com uma demanda alta por trabalhadores, ajudam a aumentar o poder de barganha dos profissionais, o que resulta em um aumento na renda.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE