Dentre os resultados do projeto Plataforma de Dados da Base Florestal, coordenadas pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) está projetado o Plano Safra 2012. Segundo informações do superintendente de gestão do Cipem, Ramiro Azambuja da Silva, é um projeto para o próximo ano que já está sendo estudado pela área técnica da instituição.
A preliminar das pesquisas gerará um diagnóstico que possibilita a criação do plano, antecipando os acontecimento do ano futuro. "O segmento madeireiro dará condições ao governo de oferecer estrutura para que ocorra a colheita da madeira de forma eficiente, para que o setor possa se organizar em capacidade, discutir linhas de crédito. Não queremos mais que o setor somente responda às demandas, mas que crie uma política de antecipação dos acontecimentos", explica Azambuja.
Ele destacou ainda que o plano respeita o calendário anual da colheita. O planejamento deve acontecer durante o período restritivo para colheita da madeira e oferecerá sugestões para que a Sema se estruture, o Ibama e Indea tenham condições de trabalho e o próprio setor possa se organizar e se tornar competitivo.
Quanto à legislação, o Plano Safra é também uma antecipação das normativas que regerão o período tentando diminuir de impacto para a colheita da madeira com mais eficiência, sendo esta sua intenção principal.