Quatro anos após chegar ao Chile, a construtora Plaenge se prepara para ampliar os investimentos no país. A decisão é reforçada pelo sucesso do empreendimento Ipanema Home & Resort, o primeiro projetado de acordo com o mesmo conceito utilizado pela empresa no Brasil. O edifício alcançou o índice de 50% das unidades vendidas antes mesmo da entrega, prevista para março do ano que vem.
"Os números indicam que o empreendimento é bem sucedido, pois no Chile as construções são mais rápidas e não existe o hábito de vender imóveis na planta", explica Rogerio Fabian, diretor da Plaenge em Cuiabá. A forma de comercialização do Ipanema não é a única novidade apresentada ao mercado do Sul do país andino, onde se localiza a regional da construtora. Churrasqueira na sacada e a área de lazer completa, com piscina, espaço gourmet, quadra esportiva, academia, espaço kids, sala de reuniões e sala de jogos também surpreenderam os clientes.
O sucesso do Ipanema consolida uma nova fase de investimentos no Chile, com previsão de triplicar os volumes aportados durante os próximos cinco anos. Fabian explica que a Plaenge entrou no Chile aos poucos, conhecendo o mercado local através de empreendimentos menores e pesquisas para validar algumas ideias que foram implementadas no Ipanema Home & Resort.
As particularidades do mercado e as soluções construtivas adotadas em um país famoso pelos terremotos foram alguns desafios enfrentados pela equipe. "A estrutura é muito reforçada para resistir também aos esforços horizontais. Usamos maior volume de concreto e aço e não utilizamos tijolos nas paredes externas, para evitar acidentes em caso de tremores", observa.
Com relação ao mercado, uma das diferenças é que a compra do imóvel é vinculada à pré-aprovação do contrato de financiamento. Com isso, o processo de liberação é mais demorado, mas torna-se mais ágil no período de entrega. Outra particularidade é que os chilenos chegam a financiar 95% do imóvel, o que reduz a necessidade de garantir um tempo para poupar o valor relativo à entrada. "Os apartamentos são entregues com armários nos quartos, cozinha planejada e todos os eletrodomésticos. O banco financia o imóvel e as benfeitorias", revela.
Os chilenos demonstraram bastante interesse no conceito do empreendimento e interpretam as novidades como passíveis de agregar valor ao imóvel. "Veem como positivo o fato de sermos uma empresa brasileira", acrescenta Rogerio. A experiência no Chile também trouxe inovações para os empreendimentos da Plaenge no Brasil, onde a construtora incorporou – entre outros exemplos – mudanças na arquitetura de fachadas e soluções em conforto térmico nos edifícios construídos em Curitiba, onde o clima é temperado.
O diretor avalia que estar no Chile foi uma importante decisão estratégica da empresa do ponto de vista de crescimento e aperfeiçoamento. "Quando começamos a pensar sobre a possibilidade de investir em outro país, nos remetemos à importância da iniciativa de vir a Mato Grosso, ainda na década de 80. Mais uma vez, foi uma boa decisão", diz. Este ano a Plaenge completou 42 anos de atuação, 30 deles no mercado imobiliário em Cuiabá.
Recentemente, a Plaenge investiu mais de R$ 21 milhões na construção de sua nova sede, localizada na Avenida Miguel Sutil, em frente ao Parque Mãe Bonifácia. O local abriga a área administrativa e uma Central de Apartamentos Decorados da construtora.
O diretor Rogério Fabian define o empreendimento como uma iniciativa sustentável, que respeita o meio ambiente e contribui com a qualidade de vida de funcionários e clientes da empresa. "Utilizamos preceitos verdes que levaram em conta a topografia do terreno, o posicionamento do sol para diminuir a temperatura interna, telhas pintadas de branco, paredes duplas para conter o calor, reaproveitamento de materiais como toda a estrutura metálica da antiga sede, entre outros. Como estamos em frente a um dos principais cartões postais da capital, decidimos realizar um lindo jardim que fará jus ao coração de Cuiabá", completa Fabian.