O crescimento da piscicultura mato-grossense e as perspectivas de desenvolvimento da atividade nos próximos anos serão debatidas hoje em Sorriso. Um seminário será promovido pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sindicato Rural de Sorriso. O tema será “fomentar o desenvolvimento e o crédito da aqüicultura e pesca no Estado de Mato Grosso”.
O seminário acontecerá á partir das 9 horas, na sede do Sindicato Rural. A piscicultura deve se consolidar no município com a instalação de um frigorífico para industrialização de peixes no município. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Alei Fernandes, a empresa estará definindo em breve a área onde instalará a indústria. Ele preferiu não antecipar qual será a capacidade de industrialização e o investimento da empresa.
Um levantamento da Empaer, feito em 2003, mostrou que o município tinha cerca de 500 hectares de área utilizada para piscicultura. “Atualmente, não sabemos quando está sendo produzido, mas tem um produtor que tem cerca de 180 hectares na região de Primaverinha e outro que tem um projeto de 110 hectares implantado”, disse o agrônomo José Reis.
A programação será aberta com a palestra “Piscicultura no município de Sorriso”, com Ronaldo Loff. Em seguida, os participantes saberão mais sobre linhas de crédito para aqüicultura e pesca, legislação federal, licenciamento ambiental e produção e comercialização de pescado, entre outros assuntos.
O seminário será encerrado ao meio-dia, com a explanação dos representantes do Banco do Brasil, sobre proposição dos agentes financeiros, seguido dos questionamentos dos participantes aos palestrantes.