A Petrobras confirmou, ao Só Notícias, que está no planejamento estratégico da entidade a construção de um novo oleoduto para transporte de derivados claros, principalmente gasolina e diesel, até 2029. “O traçado previsto parte da refinaria de Paulínia, em São Paulo, passa por Mato Grosso do Sul e chega a Mato Grosso, com cinco terminais de entrega ao longo do percurso. O projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento”, informou a assessoria. Não foi mencionado prazo e valor dos investimentos.
O diretor de comercialização e logística da Petrobras, Claudio Schlosser, disse em um evento para apresentação a investidores, há poucos dias, que a ideia é entregar combustíveis mais baratos ao epicentro do agro e que o projeto pode chegar até Sinop, informa o Jornal de Brasília.
Os oleodutos são tubulações que transportam petróleo e seus derivados entre as regiões produtoras, refinarias e bases de distribuição, podem ser terrestres ou submarinos, e são formados por tubos de aço ou plástico. A Petrobras tem 38 oleodutos e dutos que conectam os seus 49 terminais logísticos.
A companhia inaugurou, em 2023, um polo de entrega de combustíveis em Rondonópolis, com venda de gasolina para as distribuidoras da região e de diesel S-10 e S-500. O combustível que chega até Rondonópolis é transportado por caminhões, a partir da refinaria de Paulínia (Replan).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.