O índice de Intenção de Consumo (ICC) dos sinopenses levantado pelo Centro de Informações Socioeconômicas em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontou alta de 4,77% este mês em Sinop e chegou a 98,7 pontos na escala que vai até 100. Em outubro, era de 94% e em setembro havia intenção menor ainda, de 88 pontos.
A pesquisa deste mês indica que aumentou 21,8% a intenção de consumir bens de capital. Depois vem o consumo com roupas que subiu 18,5%. Consumo de móveis e eletrodomésticos também teve alta de 8,2%, lazer e viagens 5,9%. Já os gastos com educação e cultura tiveram queda de 20,8% nas intenções de compras, supermercados apresentou redução de 17,2% e gastos com restaurantes também caiu -2,2%.
A pesquisa apresentada pela CDL também aponta que, de 130 sinopenses entrevistados, 27% pretendem usar o 13º salário para compras. Dos entrevistados 68% pretendem comprar roupas ou acessórios, 28% presentes. Os que vão poupar a gratificação de fim de ano somam 22% e, pagar dívidas, 22%.
“Não podemos esquecer que esta é uma expectativa, não significa que ela se concretizará. Já tivemos casos em que o índice de poupadores caiu consideravelmente quando chegou de fato a hora de sair em busca dos presentes natalinos e das festas de confraternização. Mas é um índice que serve como base para planejamento dos empresários”, disse o economista Feliciano Azuaga, da Unemat, que coordena a pesquisa.