PUBLICIDADE

Pesquisa aponta redução na intenção de consumo em novembro na comparação com 2018 em Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá apresentou redução de 0,5% na comparação com o mês anterior. Foram registros 85,7 pontos esse mês. Ainda assim, o registro atual foi maior do que a verificada em novembro de 2018, quando o índice contabilizava 76,4 pontos. A alta observada no período foi de 12,1%. Os dados foram confirmados através da pesquisa foi feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado a nesta  sexta-feira.

A melhora gradual da pesquisa, que foi comentada pela própria Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), está em linha com os bons sinais recentes da economia, com o acréscimo de renda através dos saques do FGTS e do PIS/Pasep, além do recebimento do 13º salário.

A condição refletiu na melhora do componente perspectiva de consumo, que apresentou alta mensal de 1,3% e de 33,5% na comparação com novembro passado, alcançando 71,1 pontos. A alta do componente Momento para Duráveis, de 2%, também contribuiu para o aumento de 3% na variação anual da pesquisa, somando 60,4 pontos.

Apesar da melhora dos dois componentes da pesquisa, todas as outras tiveram resultados negativos no mês, com destaque para Perspectiva Profissional (1,8%), Renda Atual (1,3%) e Compra a Prazo (1,2%). No entanto, os componentes apresentaram variação positiva na comparação com novembro de 2018, de 6,2%, 1,7% e 23,4%, respectivamente.

Apesar do componente Emprego Atual também apresentar resultado negativo, de 0,6% na pesquisa de novembro, o componente permanece como o único em nível satisfatório, com 120,3 pontos. O índice é 1,4% melhor se comparado com novembro do ano passado, quando somava 118,6 pontos.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE