A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá apresentou redução de 0,5% na comparação com o mês anterior. Foram registros 85,7 pontos esse mês. Ainda assim, o registro atual foi maior do que a verificada em novembro de 2018, quando o índice contabilizava 76,4 pontos. A alta observada no período foi de 12,1%. Os dados foram confirmados através da pesquisa foi feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado a nesta sexta-feira.
A melhora gradual da pesquisa, que foi comentada pela própria Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), está em linha com os bons sinais recentes da economia, com o acréscimo de renda através dos saques do FGTS e do PIS/Pasep, além do recebimento do 13º salário.
A condição refletiu na melhora do componente perspectiva de consumo, que apresentou alta mensal de 1,3% e de 33,5% na comparação com novembro passado, alcançando 71,1 pontos. A alta do componente Momento para Duráveis, de 2%, também contribuiu para o aumento de 3% na variação anual da pesquisa, somando 60,4 pontos.
Apesar da melhora dos dois componentes da pesquisa, todas as outras tiveram resultados negativos no mês, com destaque para Perspectiva Profissional (1,8%), Renda Atual (1,3%) e Compra a Prazo (1,2%). No entanto, os componentes apresentaram variação positiva na comparação com novembro de 2018, de 6,2%, 1,7% e 23,4%, respectivamente.
Apesar do componente Emprego Atual também apresentar resultado negativo, de 0,6% na pesquisa de novembro, o componente permanece como o único em nível satisfatório, com 120,3 pontos. O índice é 1,4% melhor se comparado com novembro do ano passado, quando somava 118,6 pontos.
As informações são da assessoria.