Parte dos empreendimentos de Mato Grosso estão sendo incluídos em quatro projetos contemplados no Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas Industriais (Procompi), parceria da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas. O foco é buscar inovação para alcançar competitividade, conceito que muitas vezes não é colocado em prática por falta de apoio.
Em Mato Grosso, os segmentos contemplados foram o mobiliário (móveis de metal), gráfico, de água mineral (distribuidores e revendas) e reparação de veículos. Estes terão acompanhamento do Sindicato das Indústrias de Alimentação do Estado (Siamt), Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário (Sindimóvel), Sindicato das Indústrias Gráficas (Sigemt) e pelo Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa).
O presidente em exercício do Sistema Fiemt e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jandir Milan, avalia o programa não só como um estímulo às empresas mas como uma ferramenta de fomento aos negócios. “Fortalecer e promover as micro e pequenas indústrias no contexto de seu território e do setor produtivo, ações coletivas e maior integração com outras instituições induzem ao desenvolvimento sustentável que tanto almejamos”, declarou.