Indústrias madeireiras e moveleiras de Sinop já começaram ser visitadas pela equipe coordenadora do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) esta semana. Conforme o coordenador Paulinho Waldemar Schneider, o objetivo é visitar 21 empresas até sexta-feira.
Schneider ressaltou que esta é a primeira etapa do projeto. O período de desenvolvimento dos trabalhos é de 14 meses. Serão realizadas consultorias nas empresas, que apontarão melhorias e alternativas para o fortalecimento e ingresso no mercado externo.
O PEIEX foi lançado no mês de fevereiro em Sinop e cerca de 50 empresas do município já se inscreveram. O objetivo é atender 252 empresas nos 10 municípios contemplados, além de Sinop, Alta Floresta, Sorriso Lucas do Rio Verde, Cláudia, Santa Carmem, Vera, Itaúba, Tabaporã e Ipiranga do Norte.
Nos próximos dias o projeto também será apresentado para empresários e autoridades desses municípios, para que mais empresas possam aderir e receber os serviços gratuitamente. O PEIEX é um projeto desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento, Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Minas e Energia, e o Senai.