Pecuaristas e sindicatos de quinze municípios do Nortão se reuniram no último sábado em Sinop e decidiram buscar a instalação do sistema Pesebem na região Norte. O sistema já é desenvolvido, pela Famato em 14 municipios do Estado.
O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, explicou ao Só Notícias que está sendo redigida uma carta, assinada pelos pecuaristas e sindicatos, que será encaminhada aos frigoríficos. “Nessa carta, vamos explicar a necessidade e a importância da implantação do sistema e vamos buscar amigavelmente, com os frigoríficos, a instalação das balanças. Se nao houver acordo, tomaremos outras providências”, explicou.
O Projeto Pesebem tem como objetivo principal a implantação de um sistema informatizado de pesagem frigorífica que interaja com o módulo digital da balança de tendal da empresa com a função de coletar os dados de pesagem das carcaças bovinas, e assim administrar e gerenciar esses dados gerando relatórios de controle por lote, contendo os pesos individualizados com o total do lote em kilograma e em arroba, com a finalidade de aferir as pesagens dos frigoríficos.
Isso visa eliminar as dúvidas quanto ao verdadeiro peso dos animais, assegurando, assim justa remuneração ao pecuárista. A Famato também é responsável pela implantação e monitoramento das balanças, proporcionando substancial melhoria nas relações entre o pecuarista e a indústria de carne.
As balanças eletrônicas são computadorizadas e controladas por um software desenvolvido exclusivamente para o programa. Apresentam precisão no processo de pesagem, além de serem aprovadas, aferidas e vistoriadas pelo Inmetro. Todos os técnicos encarregados da operação dos equipamentos são selecionados, treinados e controlados pela Famato.