A páscoa não é uma das datas comemorativas mais expressivas para os comerciantes afinal não são todos os setores que tem aumento nas vendas. Segundo as estatísticas do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da CDL , ela fica atrás do natal, dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados mas se equipara com outras datas como dia das crianças e supera outras como carnaval. Mas em tempos de vacas magras qualquer aumento no movimento já é suficiente para motivar os comerciantes e espantar o desanimo.
Assim os lojistas aproveitam e utilizam a páscoa como forma de convencimento para que outros produtos sejam vendidos como roupas, sapatos, brinquedos e artigos para perfumaria. A criatividade e a desenvoltura estão nas campanhas de marketing das lojas e no atendimento aos clientes. Todos entram no clima e coisas simples, como um cumprimento, fazem a diferença e conquistam o cliente por isso é importante aproveitar a data.
Ovos de chocolate, bombons, coelhos de chocolate, trufas, balas de chocolate, licores, chocolate, chocolate e mais chocolate. Este é realmente o grande produto da páscoa, dos caseiros aos industriais, dos mais baratos aos mais caros, dos simples aos requintados, com ou sem recheio, junto com frutas, junto com brinquedos, junto com bebidas. O carro chefe da época é o chocolate.
Assim além dos artesãos e das lojas de presentes quem vê o maior aumento no movimento são os supermercados. Este ano os gerentes foram ainda mais comedidos nas compras do que no ano passado, evitaram as marcas que mais sobraram na páscoa passada e não aumentaram muito os pedidos feitos. A idéia é evitar sobras sem correr o risco de faltar chocolate. Porém este cálculo foi menor e mais apertado do que o anseio da população por ovos de chocolate, prova disto é que há 20 dias da páscoa algumas marcas já desapareceram dos supermercados.