O Brasil tem 3 milhões de famílias consideradas ricas, de acordo com pesquisa global efetuada pela TNS e divulgada nesta terça-feira (11). Segundo o levantamento, estas 3 milhões de famílias representam 5% da população total do País.
Já os Estados Unidos possuem 31,4 milhões de famílias ricas segundo a pesquisa, o que significa 27% da sua população total.
Outro país que se destaca pelo grande percentual da população considerada rica é Luxemburgo. Lá, 29% de todas as famílias são ricas, o que significa 89 mil famílias.
Outros países
No Canadá e em Singapura, o percentual de famílias ricas também é bastante elevado. Em ambas as nações, um quinto das famílias (20%) é rica. No Canadá, isto significa 2,6 milhões de famílias, enquanto em Singapura, são 230 mil famílias.
Hong Kong (15% de famílias ricas), Bélgica (13%), Israel (13%) e Holanda (12%) e Reino Unido (11%) completam a lista de países que mais possuem famílias ricas na proporção da sua população.
Pesquisa
A pesquisa Global Affluent Investor, efetuada pela TNS, foi realizada em 24 mercados: Brasil, EUA, Canadá, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Itália, Portugal, Espanha, República Checa, EAU, Israel, Hong Kong, China, Índia, Cingapura e Austrália.
As entrevistas foram realizadas entre maio e agosto de 2011, com 12.092 tomadores de decisão de lares ricos.
A pesquisa considera ricas as famílias que possuem investimentos acima de US$ 100 mil, exceto no Brasil, onde é necessário ter investimentos de US$ 40 mil.