O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, participa amanhã, em São Paulo, do seminário “Perspectivas da Região Centro-Oeste: Os gargalos do celeiro do mundo”. O evento é organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo e tem como objetivo debater o novo panorama socioeconômico da região, além dos investimentos necessários para escoar a produção agrícola que mais cresce no país, com a retomada do crescimento pós-crise mundial.
No encontro serão discutidas não só as potencialidades e os entraves ao crescimento, como as deficiências do setor de infraestrutura, principalmente de transportes, mas também o embate entre representantes do setor produtivo e ambientalistas. A região é considerada um dos maiores celeiros do mundo, crescendo o dobro da média nacional nos últimos dez anos e já respondendo por 14,1% da produção mundial de soja.
Participarão também do seminário, os ex-ministros Reinhold Stephanes e Alysson Paulinelli, representantes do agronegócio e do setor de infraestrutura, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu, o presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira, além de empresários, técnicos e pessoas atuantes no desenvolvimento da região.