O fortalecimento e expansão da ovinocultura no município de Colíder (150 km de Sinop) estão entre as metas do Núcleo de Ovinocultores, que será formado amanhã, durante uma reunião organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.
O município conta atualmente com 30 criadores de ovinos. Mas as expectativas dos organizadores são de que 50 participem, já que muitos tem demonstrado interesse de investir na atividade. É o que informou o agrônomo e responsável pela secretaria, Luiz Antonio Pavoni.
“Nós apoiamos esta iniciativa, pois desde o início do ano há a intenção de melhorar a ovinocultura no município, através de reuniões e assistência técnica aos produtores do município, e também como uma das metas da secretaria”, destacou o agrônomo.
O rebanho atual de ovinos em Colíder é de, aproximadamente, 3 mil cabeças. Com a implantação do núcleo poderá ser ampliado, com mais investimentos no melhoramento genético, melhores condições de preços na compra de insumos e garantia de melhores preços na venda da carne.
“O núcleo vai buscar fortalecer a cadeia produtiva, garantindo melhor planejamento de ações para o desenvolvimento das atividades previstas”, concluiu Pavoni. A construção de um frigorífico de ovinos em Sinop também é colocado por ele como alavancador para o crescimento da atividade na região.