PUBLICIDADE

Operação Madeira coíbe sonegação fiscal e crime ambiental

PUBLICIDADE

Visando coibir a sonegação fiscal no Segmento de Madeira, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), por meio das Coordenadorias Gerais de Fiscalização e de Execução Desconcentrada, realizou na última semana a Operação Madeira, no Posto Fiscal Flávio Gomes (saída para Rondonópolis). No total, foram fiscalizadas 17 carretas, com cubicagem (medição da madeira) de mil metros do produto. Nove estavam irregulares e recolheram ao Fisco cerca de R$ 25 mil.

Segundo o coordenador Geral de Fiscalização da Sefaz, Vanderley Baffa Clavero, das 17 carretas fiscalizadas, 12 foram encaminhadas para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para constatação de Crime Ambiental. Dessas, nove foram confirmadas o crime e apreendidas na Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema). As demais pagaram o imposto devido ao Estado e foram liberadas. “A maioria não correspondia o produto que estava em cima do caminhão com o designado na nota fiscal”, explicou o coordenador.

No desenvolvimento das atividades, os fiscais da Secretaria de Fazenda detectaram também irregularidades como subfaturamento, caso encontrado em cinco caminhões, conforme contou o líder do Segmento de Madeira da Sefaz, Valdene Leandro da Silva. “O que queremos com essas operações é inibir a sonegação fiscal, bem como futuras irregularidades contra o meio ambiente, tendo em vista que não apresentam resultado financeiro de imediato”, disse.

Conforme Leandro, novas operações serão realizadas, levando-se em conta o elemento surpresa. “A idéia é fazer constantemente para evitar futuras irregularidades”. Participaram também da operação os fiscais de tributos José Antonio de Oliveira e Mário Márcio Matoso.

Operação Limpeza

No mês de setembro o Segmento de Madeira da Sefaz concluiu o trabalho de visitas em 1.025 estabelecimentos, em 22 municípios da região Norte do Estado, designada “Operação Limpeza”. Do total de madeireiras visitadas, 636 foram localizadas e vistoriadas pelo Serviço de Fiscalização e 389 tiveram suas inscrições estaduais suspensas pela não localização dos estabelecimentos ou desaparecimento dos contribuintes titulares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE