A Petrobras elevou em 6% o preço do óleo diesel nas refinarias. A estatal estima que a alta, a vigorar a partir do dia 16, represente elevação de 4% no preço final dos combustíveis, podendo chegar a mais em Mato Grosso, já que as distribuidoras somam os custos com o frete.
Conforme nota da Petrobras, “o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo”.
Mesmo o preço do barril do petróleo registrando queda, a defasagem em relação aos preços internacionais gira em torno de 17% para o diesel e 14% para a gasolina, isto já considerando os aumentos anunciados agora pela estatal.
O diretor-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares Junior, explica que ainda não é possível estimar o quanto esta majoração vai afetar o bolso do consumidor. “Somente após os postos conhecerem os valores praticados pelas distribuidoras é que se poderá avaliar o impacto nas bombas”, afirma Soares.
Ele lembra que, o aumento no preço do diesel gera elevação no preço do frete e, consequentemente, eleva o valor dos produtos finais, inclusive o do óleo diesel.
Reajustes consecutivos
A alta anunciada nesta quinta é a segunda realizada no preço do diesel pela companhia em menos de um mês. Em 22 de junho, a estatal anunciou o aumento do preço da gasolina, de 7,83%, e do diesel, de 3,94%, a partir de 25 de junho. Mas ao mesmo tempo, o Ministério da Fazenda, anunciou a isenção na comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), o que evitou o repasse ao consumidor.
Mas outro reajuste impactou o preço final do óleo diesel: o realizado no início do mês no preço do biodiesel, que compõe na proporção de 5% o litro do combustível fóssil. A alta foi em decorrência dos maiores valores praticados para o biodiesel no 26º leilão do produto. Com isto, o reajuste no preço de custo do diesel já havia chegado a R$ 0,05 em diversas regiões brasileiras.