Estão previstas para iniciar esta semana as obras da rede de esgoto em Sorriso. Na primeira fase, o projeto atenderá 50% da população, que vai deixar de usar as fossas sépticas e ter o esgoto tratado. A conclusão deve ocorrer em 3 anos.
O esgoto vai começar pela sub-bacia Centro-Sul, que engloba a área verde e a BR-163. “Partiremos do Jardim das Américas acompanhando o córrego da área verde, na região central. Nessa primeira fase, vamos estar atendendo a uma população de 30 mil habitantes”, explica o diretor da empresa Águas de Sorriso (que fará a obra), Paulo Raposo. O sistema de água e esgoto em Sorriso foi privatizado na administração passada.
O investimento total da empresa está orçado em R$20 milhões. “Vamos começar com recursos próprios e ver se conseguimos uma parte através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), sendo que já entramos com solicitação”, explicou o diretor, ao Só Notícias.
“Entre os benefícios, podemos citar primeiramente o ambiental, uma vez que vamos descontaminar os lençóis freáticos. Em segundo lugar, à medida que fazemos esgoto, o tiramos das casas e rua e devolvemos aos rios o esgoto já tratado, vamos diminuir o índice de pessoas afetadas por doenças decorretentes da água infectada”, justificou Paulo Raposo. Será a empresa que fará as obras e, posteriormente, cobrará dos moradores.
O projeto de implantação do sistema de esgoto será apresentado hoje à noite, no auditório da ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sorriso. Serão apresentados os dados técnicos e a conformação física das unidades do sistema de esgoto.