Deve iniciar em breve a construção de uma fábrica de farinha de mandioca, em Sorriso. O projeto ainda precisa ser aprovado por uma instituição bancária para os recursos serem liberados e iniciar as obras. A previsão inicial era de que o barracão começasse a ser construído ainda este mês, e os trabalhos iniciassem até julho. Mas, segundo o secretário de municipal de Agricultura, Sardi Trevisol, vai depender da aprovação do projeto.
A fábrica será construída no assentamento Jonas Pinheiro e beneficiará cerca de 200 famílias, com objetivo de oferecer novas alternativas aos produtores. O projeto é executado pela parceria entre prefeitura e a Cooperjop – Cooperativa Jonas Pinheiro, que vai administrar a fábrica, após a conclusão das obras.
Muitas famílias já cultivam mandioca, o que favorecerá o início dos trabalhos na farinheira. Inicialmente será construída uma fábrica de pequeno porte, mas a produção já tem comercialização garantida. A farinha produzida será destinada para abastecer o mercado local e para a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.
Os recursos para a execução da obra foram liberados por meio de uma emenda do senador Jonas Pinheiro, no valor de R$ 200 mil, e mais R$ 208 mil de crédito suplementar foram aprovados pela Câmara Municipal.