Dez novos roteiros em 11 municípios foram lançados na Feira Internacional do Turismo do Pantanal, realizada, semana passada, em Cuiabá, com estantes de diversas prefeituras mostrando suas potencialidades. Ao todo são 22 atrativos ou experiências turísticas, que envolvem diretamente 52 pequenos negócios e outros 53 indiretos, sendo 34 produtores rurais e artesãos.
Uma das novidades é o roteiro da região do agro. Em Nova Mutum, por exemplo, o turista pode fazer um roteiro de 8 horas, tomando café da manhã na Fundação MT, faz city tour, conhece a Orquestra Jovem, Casa do Artesão e em uma cervejaria.
Em Sinop, num passeio de 4 horas, o turista pode viver a experiência de um café colonial, degustar vinhos e sucos na Família Masieiro. Por meio de um trenzinho adaptado, os turistas vão conhecer a lavoura e os métodos de produção. Também é prevista, em Sinop, a construção de torre de observação em uma florestal para observação de aves.
O setor produtivo do turismo em Mato Grosso tem cerca de 118 mil empresas que contribuem com a geração de emprego e renda e com o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.