Será empossado hoje, na presidência do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), o empresário Lindomar Elias de La Justina, 44 anos. Entre suas metas para este ano está buscar novas alternativas de reflorestamento em pequenas propriedades. Ele disse, ao Só Notícias, que um estudo está sendo feito para viabilizar projetos de reflorestamento nessas áreas e destacou que a compensação de áreas é inviável para pequenos produtores. “Isso depende de legislação ambiental. Vamos apresentar uma proposta para a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) mostrando outras alternatives viáveis”, declarou.
Uma das preocupações é a extensão da área desmatadas no município. “Alta Floresta tem que ter 80% de áreas de preservação, mas não tem mais nem 20% de mata. O setor madeireiro precisa garantir matéria-prima para os próximos dez anos”, enfatizou. Ele acrescentou que devem buscar parcerias com o setor produtivo, órgãos públicos, entre outros.
Outro desafio do presidente será fortalecer o sindicato com novos associados. Atualmente, são 48 empresas dos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes. “Esse número representa 50% do setor na região”, enfatizou.
Lindomar, que possui uma empresa de faqueados (lâminas) em Alta Floresta, foi eleito em dezembro e já ocupou o cargo de diretor do Conselho Fiscal na gestão anterior. Reside no município há cerca de 5 anos e também possui negócios em Paranatinga. Ele substituirá o empresário Augusto Francisco dos Passos.
(Atualizada às 13h25)