PUBLICIDADE

Novo ministro da Agricultura promete olhar para os pequenos produtores

PUBLICIDADE

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, prometeu hoje, ao receber o cargo do ex-ministro Luis Carlos Guedes Pinto, defender os interesses do setor agrícola olhando especialmente para os pequenos produtores. E destacou como prioridades a defesa sanitária, a proteção do meio ambiente e os financiamentos rurais. “Devo procurar a conciliação e a harmonia, mas, se necessário, tomar decisões mesmo que contrariem os interesses de determinados segmentos”, afirmou o ministro. Stephanes ressaltou que seguirá a recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de olhar para os pequenos produtores e por aqueles que mais precisam do governo.

O novo ministro reconheceu que está assumindo o ministério em um momento bom da agricultura, com uma boa safra. “Mas também sei que após as dificuldades das últimas seis safras, uma safra não é suficiente para recuperar o setor, mas já é um bom começo”, disse Stephanes, garantindo que irá dirigir o ministério com um plano estratégico e com propostas de aperfeiçoamento da política agrícola.

A atuação do Brasil na produção de biocombustíveis foi um dos temas tratados pelo ministro. Segundo ele, o país tem uma grande perspectiva nesta área, pois domina a tecnologia e tem a área para produzir. “Tudo isso tem que ser feito com muito cuidado, com um plano estratégico e compatibilizando com a questão do meio ambiente”, alertou o ministro.

Em relação à produção dos transgênicos, Stephanes reafirmou que existe uma política de governo sobre a questão e que a função do ministro é cumprir o que é determinado na legislação.

O ministro reconheceu que a área de defesa sanitária precisa ser reforçada, necessita de mais recursos e mais atenção à questão das fronteiras. “Nós ainda temos o problema de febre aftosa do lado da Bolívia, do Paraguai, e aí temos que procurar uma ação conjunta para evitar que isso acabe contaminando o Brasil”, declarou.

Stephanes é economista, tem 67 anos, e já foi presidente do extinto Instituto Nacional de Previdência Social e ministro da Previdência por três vezes. Também foi eleito seis vezes deputado federal pelo estado do Paraná.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE