Cerca de 40 pontes na BR-163, da divisa de Mato Grosso até Santarém (PA) estão sendo construídas, juntamente com a pavimentação de aproximadamente 900 km da rodovia. O asfalto e as pontes devem ser concluídos até o final de 2011. “O presidente só inaugura a rodovia quando as pontes estiverem prontas. Porque se estiver faltando uma, que seja de cinco metros, ela não está pronta”, explicou o gerente de projetos do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura), Zeno Gonçalves.
As pontes atuais são de madeiras e algumas estão em estádio muito ruim, trazendo sérios riscos de acidentes para carretas, caminhões e veículos que passam diariamente. “Todos os lotes estão em obras, com ordem de serviços, todos os licenciamentos estão sendo providenciados, não há mais entrave para a 163”, destacou o gerente.
O asfaltamento da 163 do Nortão até Santarém proporcionará economia de até 30% no frete do transporte de grãos e redução de aproximadamente 500 km em comparação com as “rotas” de Santos (SP) e Paranaguá(PR).