Começou agora há pouco e prossegue até às 12h, no centro de pesquisas da Agro Norte, a 13ª edição do “dia de campo do arroz”. Uma das principais novidades é o lançamento de duas novas cultivares de arroz, que devem entrar no mercado ainda este ano.
Também será enfocada a tecnologia de produção de arroz. Os produtores receberão orientações sobre uso de fungicidades, densidade de plantio e adubação e rotação de culturas. O produtor e empresário Angelo Maronezzi, um dos organizadores do evento, destacou que a participação está sendo muito expressiva, com produtores de outros Estados como Rondônia, Pará, Tocantins e Rio Grande do Sul, que estão interessados em conhecer as cultivares Cambará e Ipê.
As duas são da classe de grãos longo-fino e se identificam pela resistência a ervas daninhas e outros fatores que afetam a produtividade nas lavouras. Cambará se diferencia de outras espécies pela sua resistência ao acamamento. Já o Ipê se destaca pela excelente massa nos grãos, sendo também viável em rotação de culturas, já que apresenta um bom fechamento de linhas, evitando a proliferação de ervas daninhas.