PUBLICIDADE

Nova projeção é de aumento nas taxas de juros

PUBLICIDADE

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central aumentaram a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, no final deste ano. Segundo o boletim Focus, divulgado hoje (19), a estimativa passou de 11,25% para 11,50% ao ano. Para a reunião marcada para este mês, nos dias 27 e 28, os analistas esperam que a Selic seja ajustada dos atuais 8,75% ao ano para 9,25% ao ano, a mesma projeção anterior. Já para o final de 2011, os analistas mantiveram a expectativa em 11,25% ao ano.

O BC aumenta Selic quando considera que a economia está aquecida e a trajetória esperada da inflação é de alta. Na avaliação dos analistas, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar 2010 em 5,32%, contra 5,29% previstos no boletim da semana passada. Há 13 semanas, os analistas têm aumentado as estimativas para o índice neste ano. Para 2011, foi mantida a projeção de 4,80%.

A projeção para o IPCA neste ano e no próximo está acima do centro da meta de inflação que é de 4,5%, mas ainda dentro do limite superior, de 6,5%.

O boletim Focus também traz projeções para outros índices de inflação. A estimativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), neste ano, subiu de 7,11% para 7,33%. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a estimativa passou de 7,69% para 7,99%. A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), neste ano, subiu de 5,39% para 5,45%.

Em 2011, os analistas esperam um IGP-DI de 4,81%, contra 4,70% previstos no boletim anterior. No caso do IGP-M foi mantida a projeção de 4,80%. Também permanece inalterada a estimativa para o IPC-Fipe em 4,50%.

A projeção para os preços administrados caiu de 3,70% para 3,60% em 2010, e foi mantida em 4,50%, em 2011. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.

O boletim Focus é uma publicação semanal elaborada pelo BC com base nas projeções de analistas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE